Ibiraçu é Elevado à Risco Alto no Mapa de Gestão de Risco

[Matéria Atualizada dia 09 de junho às 18h00]

Na manhã da última sexta-feira (05), o Prefeito Duda Zanotti participou da reunião de prefeitos do ES com o Governador Renato Casagrande em uma videoconferência, do qual o Governador apresentou o novo mapa da matriz de risco, onde 36 cidades capixabas passaram a ter RISCO ALTO para a Covid-19.

Diante do atual panorama de contaminação por coronavírus em Ibiraçu e em cidades fronteiriças, nosso município foi reclassificado à RISCO ALTO e entramos em estado de ALERTA de acordo com as determinações da PORTARIA Nº 103-R, DE 06 DE JUNHO DE 2020 da SESA.

O novo mapa foi publicado ontem (06), e entrará em vigor nesta segunda-feira, (08), do qual aumenta as medidas de restrição e altera o funcionamento do comércio para dias alternados.

O Governador deu autonomia aos prefeitos para adoção de medidas ainda mais restritivas que as previstas em Decretos e Portaria Estaduais, diante disso, o prefeito Duda Zanotti definiu que o funcionamento do comércio Não Essencial será realizado nos dias de Segundas, Quartas e Sextas-Feiras de 10h00 às 16h00. O Comércio Essencial manterá o funcionamento regular, respeitando as diretrizes sanitárias de enfrentamento ao Covid-19 estabelecidas pela PORTARIA SESA Nº 100-R, DE 30 DE MAIO DE 2020.

Outras medidas poderão ser tomadas em virtude do aumento de novos casos confirmados de Covid-19 no município.

O que muda?

1. Funcionamento do comércio não essencial (com exceção de bares), em dias de segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h00 às 16h00.

2. Fica admitida a possibilidade de comercialização via drive thru ou delivery de segundas, quartas e sextas-feiras sem limitação de dia ou horário.

3. Fica permitido o funcionamento regular de restaurantes localizados às margens de rodovias estaduais e federais.

4. Restaurantes localizados no perímetro urbano, fora de rodovias, funcionará de segunda à sexta de 10h00 ás 16h00, a comercialização via drive thru ou delivery fica sem limitação de horário.

5. Suspensão do atendimento ao público em todas as agências bancárias, públicas e privadas.

6. Prestadores de Serviço, mantém seu funcionamento regular de segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h00 às 16h00, respeitando as diretrizes sanitárias de enfrentamento ao Covid-19.

Durante os finais de semana o comércio se mantém fechado com a exceção do comércio Essencial.

Outras medidas poderão ser vistas na PORTARIA SESA Nº 100-R, DE 30 DE MAIO DE 2020 ou nesse link Risco Alto: Prefeitura Lista Regras Específicas Aplicadas ao Comércio

O Prefeito Duda ainda faz um apelo para aquele que precisam ir ao comércio, “lembre-se da importância do distanciamento social e das medidas de prevenção, e se solidarizem com os comerciantes locais, busquem adquiri produtos de qualidade que nossos comerciantes tem a oferecer. Essa é uma forma muito importante de valorizar comércio local e principalmente ajudar centenas de famílias a manterem suas rendas.” Finalizou o prefeito.

Veja abaixo o novo mapa de risco do Estado.

Data de Publicação: sábado, 06 de junho de 2020

Segunda à sexta:
07:00 às 11h00 e de 12:00 às 16h00.