18 de Maio: Esquecer é permitir. Lembrar é combater!

Esquecer é permitir. Lembrar é combater!

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Para além da data, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza a campanha municipal com os dizeres 'Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes' é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Neste período de pandemia em que devemos permanecer mais tempo em casa, é importante que os pais e responsáveis aproveitem para conhecer mais seus filhos, dialogar, orientar, observar comportamentos e supervisionar os sites e redes sociais que estes acessam de modo a evitar o assédio de possíveis abusadores. Estejamos atentos às falas e aos sinais emitidos por eles. Mudança de hábitos alimentares, isolamento, mudanças de humor repentinamente, agressividade, dentre outros podem indicar abuso ou violação de direitos.

Proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de violência é uma responsabilidade de todos. E isso pode ser concretizado por meio de pequenas ações no nosso dia a dia.

Entre nessa campanha conosco, vamos juntos quebrar o silêncio e ser a voz dos que não podem falar.

DENUNCIE:

Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – 3257-0563

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Tel: 3257-0505

Conselho Tutelar de Ibiraçu: Tel.: 3257-0567 - Plantão: 9 9858-0488.

Disque 100

A imagem pode conter: texto

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de maio de 2020

Segunda à sexta:
07:00 às 11h00 e de 12:00 às 16h00.