Secretaria de Educação de Ibiraçu se pronuncia sobre as possíveis medidas a serem tomadas diante do Coronavírus

Senhores Pais,

Estamos acompanhando nas últimas semanas pelos canais de comunicação a disseminação do coronavírus, causador da COVID-19, em todo o mundo, e nos últimos dias mais especificamente esta propagação chegou em nosso Estado.

Devemos estar atentos de forma mais intensa, às medidas de higiene pessoal e de limpeza de nossas casas. De acordo com os especialistas da área, tão eficaz quanto à utilização do álcool gel 70%, é lavar corretamente, várias vezes ao dia, as mãos com água e sabão; a utilização do álcool gel é indicada quando não estamos próximos aos recursos água e sabão. Assim, caso não tenha acesso ao álcool gel, faça uso várias vezes ao dia do processo de lavagem das mãos, evitando ainda levar as mãos próximas a boca e olhos.

A emergência da situação tem conduzido as autoridades a necessidade de adoção de medidas rápidas, efetivas e eficientes para conter a proliferação do vírus e da doença. Uma dessas medidas tem sido a suspensão das atividades escolares, com a antecipação das férias, uma vez que nas escolas se concentram um grande número de pessoas. Esta medida já está sendo adotada por Estados e Municípios onde a transmissão já se realiza de forma comunitária, ou seja, em âmbito local, onde já não é mais possível determinar de quem a pessoa contraiu o vírus.

A presente correspondência tem por objetivo alertar às famílias, que a qualquer momento esta decisão estará sendo adotada pelas redes Estadual e Municipais de Educação em todo o território do Espírito Santo, visando garantir o processo de desaceleração de transmissão do vírus. Sabemos que esta decisão implica em várias dificuldades tanto para as famílias, como para os governos como um todo, mas são medidas necessárias.

Diante desses esclarecimentos, orientamos que as famílias se organizem para que, assim que a medida tiver que ser adotada, seus filhos fiquem em companhia de algum responsável, lembrando ainda que a recomendação é que se evite que fiquem sob o cuidado de pessoas idosas, considerando que estes são justamente o público mais vulnerável neste processo.

Esta correspondência não tem por objetivo alarmar a população quanto ao problema, mas visa alertar/informar a todos quanto a necessidade de cada um cumprir de forma responsável as medidas de prevenção, e ainda alertar quanto aos próximos passos que necessariamente serão adotados, e que impactam na rotina da organização familiar, sendo necessário portanto o planejamento prévio da família, para quando a medida for implementada.

Contamos com a compreensão de todos e solicitamos que estejam atentos às redes sociais do Município, pois será um dos canais que utilizaremos para comunicar com toda a sociedade e famílias.

Atenciosamente,

Valéria dos Santos Rosalém

Secretária Municipal de Educação

 

 

Data de Publicação: segunda-feira, 16 de março de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Av. Conde D'eu, n° 486 - Centro - Ibiraçu/ES
CEP: 29670-000
Telefone
(27) 3257-0501
E-mail
comunicacao@ibiracu.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda à sexta:
07:00 às 11h00 e de 12:00 às 16h00.

Localização