Secretária de Educação Participa de Jornada Pedagógica na Finlândia

O mês de setembro vem se destacando devido aos recentes acontecimentos que foram realizados no município.

Quem participou do Desfile Cívico Cultural no último domingo, (14), pôde notar a homenagem feita a Finlândia, devido a participação de servidores do município no intercâmbio cultural e pedagógico no país.

Ibiraçu foi vencedora da categoria Destaque Nacional do Prêmio PVE 2018, e como premiação, representantes do município, foram escolhidos para participarem de uma jornada pedagógica, em um dos países com melhores sistemas educacionais do mundo, a Finlândia. A viagem foi realizada de 30 de agosto a 09 de setembro.

Após quase 24 horas de viagem, Valéria Rosalém, Secretária Municipal de Educação e Ingrid Croce, técnica formadora, chegaram a Helsinki, capital da Finlândia. Durante expedição, as formadoras puderam conhecer as diversas instituições de estudo, as rotinas escolares, bem como, as particularidades de cada Instituição.

O contraste entre a cultura Brasileira e a Finlandesa foi bastante percebida, a Educação é vista como prioridade onde todo aluno tem direito a um ensino de alto nível e de forma gratuita, até mesmo as instituições particulares, não cobram mensalidades dos alunos como aqui no Brasil.

Durante a semana, a Secretária Valéria e a formadora Ingrid Croce, participaram de diversos debates com Gestores, Diretores, Mestre e Doutores, além de conhecer Escolas Especializadas em Educação Especial, Infantil, Fundamental e Médio.

Confira abaixo o depoimento da Secretária Municipal de Educação, Valéria Rosalém, sobre sua experiência na Finlândia.

O que mais te impressionou  sobre a Educação na Finlândia?

“Umas das coisas que mais me impressionou, e que vai fica para o resto da minha vida em qualquer ocupação que eu venha a ter, seja na educação ou em outro setor, é o compromisso que o finlandês tem com a educação, e não é só para quem trabalha na área, quem ta fora dela também se compromete, eles realmente acreditam que a educação transforma. E quando um povo realmente acredita nisso, eles investem da forma como eles investem, é como se não tivessem limites para fazer as coisas acontecerem. E ai você vê uma formação de professor, uma estrutura escolar e a autonomia das escolas realmente fazendo sentido.” Disse a secretária de Educação.

É possível aplicar esses conceitos em nossas escolas no Brasil?

“Não acho que seja impossível acontecer nas escolas do Brasil, sejam elas públicas ou privadas, mas acredito que seja uma transformação macro, não vai partir dos municípios para união, essas modificações tem que vir de “cima” para baixo para acontecer, mas algumas coisas já podemos pensar e inserir no nosso contexto.

Defina essa viagem

“Transformador e Inspirador, é o que define essa jornada.” Finalizou a Secretária Valéria Rosalém.

Confira o Diário de Viagem!

1º Dia de Formação

2º Dia de Formação