Secretaria de Assistência Social atenderá 100 famílias através dos Projetos Mesa Brasil e Compra Direta de Alimento

A Prefeitura Municipal de Ibiraçu, através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano através do projeto CDA - Compra Direta de Alimento e o Programa Mesa Brasil Sesc ES, estão atendendo cerca de 100 famílias através dos programas. Entre os beneficiários, estão as famílias referenciadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.

O Programa Mesa Brasil Sesc é um programa de Segurança Alimentar e Nutricional estruturado sobre ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, próprios para o consumo, viabilizando a complementação de refeições fornecidas nas entidades sociais beneficiadas. Assim, o Mesa Brasil busca onde sobra e entrega onde falta, de um lado, contribui para a diminuição do desperdício e de outro reduz a condição de insegurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos.

O Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) foi idealizado dentro da perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e do combate à pobreza, à medida em que a aquisição dos alimentos é feita de agricultores com um perfil socioeconômico específico, ocorre a doação dos produtos adquiridos para as redes sócio-assistenciais e serviços públicos de Assistência Social, de Segurança Alimentar e Nutricional, de justiça, de segurança pública e de saúde.

O Secretário de Assistência Social Beto Ramalho, ressalta a importância desses dois programas. “No último ano, o Programa Mesa Brasil atendeu cerca de 40 famílias, esse ano com a adesão do CDA chegamos a 80  e nesse mês de agosto, conseguiremos assistir 100 famílias pelos programas. A Secretaria de Assistência Social está trabalhando para que esse número suba a cada ano e mais famílias possam ter uma mesa mais completa e nutritiva."

A Secretaria recebe alimentos como Banana, Aipim, Palmito, Massas Frescas, Biscoitos dentre outros, do qual são distribuídos para as famílias cadastradas.

Data de Publicação: terça-feira, 13 de agosto de 2019

Segunda à sexta das 07h00 às 13h00