Implantação e Reestruturação das Salas de Recursos Multifuncionais das Unidades Escolares de Ibiraçu

No último sábado, 03 de agosto, durante a formação em Educação Especial promovida pela Fundação Vale, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ibiraçu, reuníram-se a Secretária Municipal de Educação, Valéria Rosalém, a técnica da Fundação Vale, Cláudia Lopes, a técnica da associação Imagem Comunitária, Karla Patrícia Vital Damiani e a psicopedagoga do CEMAE, Simone Maria Efigênia de Moraes para tratarem dentre outros assuntos, da implantação da sala de recursos na EMEIEF Vereador Leandro Zinger, reestruturação das salas de recurso das unidades escolares EMEI Daniel Comboni, EMEIEF Professora Elzita Barbarioli e EMEF Ericina Macedo Pagiola.

A parceria firmada com a Fundação Vale no final de 2018, possibilitou a formação em educação especial para gestores escolares, pedagogos, professores e cuidadores, proporcionando reflexões e discussões sobre a escolarização do aluno com deficiência e a necessidade de preparar o professor para que tenham condições de atender e garantir aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, o acesso ao currículo, exigindo rever antigas práticas e estar aberto a novos saberes.

Segundo a Secretária Valéria Rosalém, “a implantação e reestruturação das salas de recursos multifuncionais tem o objetivo de estruturar o atendimento do ensino aos alunos com necessidades educacionais especiais, disponibilizar os recursos adequados e necessários e promover a participação e a aprendizagem desses alunos. Portanto, a implantação desse projeto, promove a compreensão multidisciplinar, além de proporcionar a parceria entre os educadores das classes comuns com os educadores das salas de recursos. A sala de recursos multifuncionais é um espaço na escola onde acontece o atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de desenvolver a aprendizagem, baseada em novas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar esses alunos a acompanharem o currículo proposto pela escola, como também, progredirem na vida escolar.”

Ainda segundo a secretária, o município precisa ampliar o número de profissionais que atendem às crianças com necessidades educacionais especiais e que a Secretaria Municipal de Educação encaminhará ao prefeito esta solicitação, que tem se mostrado muito sensível à esta causa.

Data de Publicação: segunda-feira, 05 de agosto de 2019

Segunda à sexta das 07h00 às 13h00