Prefeitura de Ibiraçu adere ao Programa Saúde na Escola (PSE) Nacional.

Com o intuito de integrar e articular de forma permanente a educação e saúde e assim, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura Municipal de Ibiraçu, por meio das Secretarias de Educação (SEME), Saúde (SEMSA), assinou no mês de fevereiro/2019 um termo de compromisso que irá pactuar e formalizar as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa Saúde na Escola.

Com isso o município passa a contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A adesão prevê ainda o repasse de incentivo financeiro anual para a realização das ações que serão monitoradas pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), que é uma plataforma alimentada pelas equipes de saúde.

Vale ressaltar que algumas ações do PSE já vinham sendo desenvolvidas nas escolas, porém, com essa adesão de âmbito nacional, novas diretrizes foram estipuladas. Trata-se de 12 ações que serão realizadas pelos gestores em um período de 24 meses, como por exemplo: ações de combate ao aedes aegypti; promoção das práticas corporais; atividades físicas e lazer; prevenção ao uso de drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; verificação da situação vacinal, promoção da saúde bucal, prevenção da obesidade infantil, dentre outras.

A adesão foi feita nas seguintes escolas: EMEF Professora Ericina Macedo Pagiola, EMEIEF Maria Lucas Gomes, EMEIEF Professora Elzita Barbarioli, EMEIEF Vereador Leandro Zinger, EMPEIEF Pendanga, CEI Chapeuzinho Vermelho, CEI Cachinho de Ouro, CEI Branca de Neve, EMEI Daniel Comboni, EMEI Gente Miuda. Foram pactuados 1207 alunos.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituído em 2007. Sua base é a articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde e suas políticas são voltadas às crianças, adolescentes e jovens da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral.

Trata-se de uma estratégia de integração para fomentar o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Data de Publicação: quarta-feira, 10 de julho de 2019

Segunda à Sexta de 07h00 às 11h00 e de 12h00 às 16h00