1

Secretaria de Assistência Social atenderá 80 famílias através dos Projetos Mesa Brasil e Compra Direta de Alimento

A Prefeitura Municipal de Ibiraçu, através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano através do projeto CDA - Compra Direta de Alimento e o Programa Mesa Brasil Sesc ES e do apoio da Associação Amigos da Justiça, passarão atender em 2019 cerca de 80 famílias. Entre os beneficiários, estão as famílias referenciadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.

O Programa Mesa Brasil Sesc (MBS) foi lançado em 2003 em todo o Brasil pelo Serviço Social do Comércio – SESC. Trata-se, essencialmente, de um programa de Segurança Alimentar e Nutricional estruturado sobre ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, próprios para o consumo, viabilizando a complementação de refeições fornecidas nas entidades sociais beneficiadas. Assim, o Mesa Brasil busca onde sobra e entrega onde falta, de um lado, contribui para a diminuição do desperdício e de outro reduz a condição de insegurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos.

O Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) foi idealizado dentro da perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e do combate à pobreza, à medida em que a aquisição dos alimentos é feita de agricultores com um perfil socioeconômico específico, ocorre a doação dos produtos adquiridos para as redes sócio-assistenciais e serviços públicos de Assistência Social, de Segurança Alimentar e Nutricional, de justiça, de segurança pública e de saúde.

O Secretário de Assistência Social Roberto Carlos Ramalho, ressalta a importância desses dois programas. “Em 2018 o Programa Mesa Brasil atendeu cerca de 40 famílias, em 2019 com a adesão ao  Projeto CDA, conseguimos dobrar essa quantia, agora 80 famílias passarão a ter refeições mais nutritivas e completas. A Secretaria de Assistência Social vem trabalhando para que esse número suba a cada ano e mais famílias possam ter uma mesa mais farta."

Data de Publicação: sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Segunda à Sexta de 07h00 às 11h00 e de 12h00 às 16h00