Educadores de Ibiraçu participam da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) realizada em Aracruz

Na noite da última quinta-feira (09), no auditório da Câmara Municipal de Aracruz, professores, alunos e pesquisadores de Ibiraçu, participaram da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

O evento que teve aproximadamente 4 horas de duração e contou com a participação de diversos educadores. O movimento está acontecendo em todo o país, da construção do CONAPE em suas etapas estaduais e municipais, como forma de estabelecer uma perspectiva democrática, plural e inclusiva da educação no Brasil.

As discussões em torno do tema central a partir dos oito eixos do documento referência, na ocasião foram priorizados os eixos III, VII e VIII. O eixo III, referente aos planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social foi apresentado pelo psicopedagogo, Washington Adriano da Silva. O eixo VII, referente aos planos decenais, SNE e valorização dos profissionais de educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde foi apresentado pela pedagoga e psicóloga Marta Regina Rossoni. Já o eixo VIII, referente aos Planos Decenais, SNE e financiamento da educação, gestão, transparência e controle social, foi apresentado pelo Coordenador da Educação Tributária, Arthur Sérgio Viana.

Esta ação mobilizadora  visou apresentar um conjunto de propostas relativas ao monitoramento, avaliação e a efetiva implementação do Plano nacional de Educação (PNE) abrangendo especificamente a participação e o monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O processo de participação da sociedade civil no evento foi, mais uma vez, um dos principais fatores que contribuíram para o avanço das políticas públicas de educação e para o estabelecimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de novembro de 2017

De Segunda a Sexta das 07h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00