Campanha Novembro Azul 2017: Dê um drible no Preconceito

Anualmente a campanha do Novembro Azul tem como objetivo informar a população sobre o que é o câncer de próstata. Um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que o homem deve fazer. Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O medo, o preconceito, o constrangimento e o desconhecimento que rondam a realização do exame de toque de próstata não devem superar os cuidados com a saúde do homem. O mais importante é lembrar que a detecção precoce do câncer de próstata pode significar a cura da doença. Alguns pacientes podem apresentar o  PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que detecta o câncer de próstata) dentro da normalidade para o volume da próstata e sua idade, porém, a realização do toque retal pode detectar alterações na glândula como, por exemplo, nódulo ou área suspeita de doença pelo endurecimento percebido à palpação, levando a suspeita de câncer de próstata. Nesta situação o paciente deve realizar a biopsia da próstata, podendo confirmar-se ou não o diagnóstico.

O objetivo do Novembro Azul é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.

Homem de atitude, cuida da saúde!

Data de Publicação: quarta-feira, 01 de novembro de 2017

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Av. Conde D'eu, n° 486 - Centro - Ibiraçu/ES
CEP: 29670-000
Telefone
(27) 3257-0501
E-mail
comunicacao@ibiracu.es.gov.br
Horário de funcionamento
De Segunda a Sexta das 07h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00

Localização