EMEIEF Maria Lucas Gomes realiza programa Agrinho com o tema: Saneamento Básico

Na última semana, foi desenvolvido pela professora Thatiane Freitas Dutra, na turma do 4º ano do turno matutino da EMEIEF Maria Lucas Gomes, o programa Agrinho. O projeto contou com a colaboração de pais, da comunidade em geral onde a escola está inserida e também toda a comunidade escolar e com apoio pedagógico da pedagoga, Fernanda Barroso Bustamante Nascimento e da diretora, Sirlane Gomes Soares Locateli, tendo como objetivo, trabalhar o tema “Saneamento Básico”, enfatizando o assunto: Coleta Seletiva.

Esta problemática foi proposta a partir de conversa com os alunos sobre saneamento básico, onde os mesmos tiveram a oportunidade de listar vários problemas referentes ao tema proposto e, em seguida, o que juntos (escola, família e comunidade) poderíamos fazer para amenizar ou tentar sanar as queixas levantadas.

Visto que a coleta seletiva é uma das etapas mais insigne da reciclagem, o tema despertou nos alunos a consciência da importância desse processo assim como sua relevância para a comunidade e para as pessoas que se utilizam desse recurso como forma de renda, salientando ainda sua extrema importância para o meio ambiente.

A prática obtida no decorrer do projeto foi relevante, visto que os alunos ficaram motivados e engajados com o mesmo, proporcionando assim uma aprendizagem significativa e ainda possibilitou uma interação positiva entre família, comunidade e escola. Tornando assim, o projeto de grande utilidade para a formação dos educandos como seres atuantes da sociedade ao qual estão inseridos.

Várias atividades foram desenvolvidas. Foi realizada uma oficina com os pais e a comunidade com o objetivo de construir lixeiras para distribuir no bairro, para esta etapa, o principal desafio dos alunos foi pesquisar qual a seria a melhor opção, visto que levaram em consideração a real necessidade do bairro e as adversidades que poderiam ser encontradas para a instalação das mesmas.

Após a construção das lixeiras, realizou-se nos bairros onde a escola está inserida, uma caminhada de conscientização, onde foram entregues panfletos e os alunos conversaram  com a comunidade sobre a importância de sua participação ativa neste processo e também foram instaladas as lixeiras em pontos definidos pelos alunos.

Posteriormente a caminhada feita no bairro, os alunos realizaram uma palestra para a comunidade escolar, onde explicaram o que aprenderam sobre saneamento básico com a intenção de instigá-los também a se colocar como agentes ativos desse processo.

Ao final de todas as ações propostas para a realização do programa Agrinho, realizou-se a confecção dos desenhos que também ficaram expostos na escola para que os pais e a comunidade pudessem também contemplar as criações das crianças.

 

Clique aqui e confira como foram as atividades do programa

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Av. Conde D'eu, n° 486 - Centro - Ibiraçu/ES
CEP: 29670-000
Telefone
(27) 3257-0501
E-mail
comunicacao@ibiracu.es.gov.br
Horário de funcionamento
De Segunda a Sexta das 07h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00

Localização